Relatórios Técnicos do DCC/UFJF, 2018

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Um jogo multiplataforma para prática de algoritmos

Lucas de Rezende da Silva, Igor de Oliveira Knop

Resumo


Ferramentas voltadas para o ensino à distância, em especial para dispositivos móveis, devem funcionar de forma bem diferente do ensino padrão, pois a simples transposicão de plataforma dos métodos tradicionais de ensino tem alta chance de fracasso. Dito isto este trabalho  aborda a construção de um jogo educacional com o objetivo de exercitar a prática no planejamento e construção de algoritmos. O aluno será desafiado a planejar a  movimentação e interação de um personagem através de um labirinto. Esse controle é realizado na programação de ações de um personagem pela ordenação de comandos pré definidos. O jogador é desafiado solucionar as salas do labirinto através da escolha de comandos em uma paleta, respeitando um limite de recurso, buscando uma combinação eficiente de comandos.

Texto Completo: PDF